Saúde

Alimentos ajudam a ter boa memória

Silvana Silva

Se comparado a todo o nosso corpo, o cérebro é uma pequena parte. Pesa apenas 2% (1,4 quilo) do total da massa corporal. Mas sua importância vai em lógica inversa. É dele a função de manter 100 bilhões de neurônios em funcionamento, de enviar impulsos que controlam músculos, órgãos vitais e emoções.

Se você quer manter esse órgão 100% e cuidar de sua memória, seu raciocínio e suas funções cognitivas além de prevenir doenças, como Alzheimer, um caminho é prestar atenção ao que come. Embora estudos sobre a relação entre dieta e declínio cognitivo não sejam conclusivos, eles apontam que o consumo de alguns alimentos ajuda a reduzir o risco de doenças.

_ Nos últimos 100 anos, a ingestão de ácidos graxos saturados e ácidos graxos trans aumentou nas civilizações ocidentais, enquanto que o consumo de ácidos graxos ômega-3 diminuiu. Isso pode explicar a elevada incidência de depressão em países como Estados Unidos e Alemanha _ afirma a nutricionista funcional de Santa Maria Isabel Costabeber.

Além dos ácidos graxos insaturados, outros nutrientes ajudam a manter nosso cérebro em dia, afirma a professora de Nutrição da Unifra e participante de um grupo de extensão sobre Doença de Alzheimer, Adriane Blümke:

_ A ingestão adequada de antioxidantes, como vitamina C, vitamina E, selênio e carotenoides, ácido fólico e as vitaminas B6 e B12 também possuem efeito protetor sobre a cognição.

Mas como traduzir isso no nosso prato de cada dia? Com a ajuda de profissionais, o caderno Bem Viver! traz os alimentos que ajudam seu cérebro. Mas não adianta comer tudo de uma só vez. Equilíbrio e regularidade são as palavras de ordem:

_ Não tem milagre. Arroz, feijão e carne, salada colorida e frutas é essencial _ diz Carmem Ligia Schmitz da Rocha.
A nutricionista Isabel Costabeber destaca que o importante é que as pessoas busquem profissionais para avaliar quais alimentos são necessários:
_ Somos bioquimicamente diferentes. Cada organismo necessita de nutrientes específicos e tem capacidade diferente de absorção.

Os alimentos

Vitamina E
_ Retarda o envelhecimento das células com efeito antioxidante para os neurônios
_ Pode ser encontrada em oleaginosas (nozes, amêndoas, avelã, amendoim pistaches, castanha-do-pará, castanha de caju) e óleos vegetais (óleo de soja, milho, gergelim, linhaça, girassol, oliva) e frutas (manga e abacate)

Selênio
_ Protege os neurônios e melhora a memória por seu efeito antioxidante. A quantidade de selênio nos alimentos é proporcional à achada no solo. Como o tipo de solo de São Paulo até o Rio Grande do Sul é pobre em selênio, é recomendado ingerir de uma castanha-do-pará por dia. Outros alimentos que contêm selênio: frutos do mar, repolho, brócolis e couve-flor

Magnésio
_ Controla as transmissões dos impulsos nervosos (a mensagem do cérebro para os músculos)
_ É encontrado em vegetais verdes escuros (espinafre, brócolis, couve, agrião) principalmente

Vitamina A, C e carotenoides
_ Poderoso anti-inflamatório e antioxidante,previne a destruição dos neurônios
_ São encontrados em alimentos com pigmentos naturais de coloração vermelha, laranja e amarela, como as frutas (açaí, morango, framboesa, amora, acerola, melancia, caju, bergamota, goiaba, manga, pitanga, mamão, laranja, limão, kiwi, morango), verduras (couve, brócolis, vagem, abóbora, cenoura, tomate) e alimentos de origem animal (ovo, queijo, iogurte, leite e manteiga)

Ácido fólico
_ Tem efeito protetor das funções cognitivas, retardando o envelhecimento
_ Pode ser encontrado em vísceras (fígado), cereais (levedo de cerveja, lentilha, feijão), vegetais (espinafre, soja, couve, espinafre, brócolis, almeirão e ervilha)

Vitamina B6
_ Fonte de glicose, o combustível do nosso cérebro
_ Pode ser encontrada em carnes (fran

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Síndrome torna crianças e adultos insatisfeitos com tudo

Próximo

Advogado de defesa pede acareação entre testemunhas no processo criminal

Geral